top of page

Neste espaço você encontra alguns dos grupos artísticos e culturais existentes na Rede Municipal de Ensino. Explore, conheça, admire e inspire-se com essas ações promovidas pelos profissionais da educação da nossa cidade. 

EMEF Senador Alberto Pasqualini

Escola Preparatória de Dança

Professoras Responsáveis:

  • Fernanda Castro dos Santos Pereira

  • Helena dos Santos Paz

O Projeto da Escola Preparatória de Dança (EPD) iniciou em 2014 através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal da Cultura. Tem como objetivo oportunizar a formação continuada e diversificada em dança. Também busca fomentar a preparação básica de um futuro profissional da dança para atuar como bailarinos, monitores e professores em companhias de danças, em escolas especializadas e na própria EPD. Há diversas modalidades de dança como Ballet, Contemporâneo, Jazz, Sapateado Americano, Danças Urbanas, Populares, Dança Afro e de Salão. As aulas ocorrem no turno inverso, ampliando as possibilidades de integralização da Educação.

Youtube: https://youtube.com/channel/UCrEjNCTpJvt0-BEDgmWtPtg

Facebook: https://www.facebook.com/epdrestinga

Instagram: https://instagram.com/epdpasqualini?igshid=nn7cw6fkjsvg

EMEF  Prof.ª Judith Macedo de Araújo

Danças Populares

Professor Responsável: 

  • Carlos Alberto Perdomo Fazenda  Jr.

Focado em pesquisar, estudar e ressignificar os elementos da cultura corporal, o Projeto de Danças Populares da EMEF Judith vem, desde 2017, proporcionando um espaço onde a comunidade escolar possa conhecer, recriar e apreciar as diversas manifestações artísticas e culturais de diferentes partes do Brasil e do mundo. Neste vídeo temos a apresentação do Siriri Cuiabano, dança popular da região ribeirinha da comunidade de São Gonçalo da Beira do Rio, pesquisada e adaptada pelo grupo e apresentada em 2018 no espaço da nossa escola.

Youtube: https://youtu.be/ZJ-Rp4HTbeQ

EMEF  Prof.ª Judith Macedo de Araújo

SONS DO MORRO

Professora Responsável: 

  • Michelle Cavalcanti 

O Grupo de música Sons do Morro da EMEF Judith Macedo de Araújo é um projeto realizado desde 2015 no Morro da Cruz em Porto Alegre. O grupo tem como base as práticas musicais e aprendizagens coletivas, o trabalho de composição musical em sala de aula, a exploração de timbres e construção de instrumentos musicais. No repertório do grupo encontram-se, além das músicas compostas pelo grupo, canções do repertório popular, eruditos e arranjos especialmente criados. O grupo conta com aproximadamente 80 alunos! O trabalho é coordenado pela professora Michelle Cavalcanti

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCssCk7zS1aCo8JB2otGeJ2Q

Instagram: https://www.instagram.com/sonsdomorro/

Facebook https://www.facebook.com/gruposonsdomorro/?ref=page_internal

EMEF  Pepita de Leão

Escola Preparatória de Dança

Professora Responsável: 

  • Maria Lúcia Paz Machado


Em março de 1997, surgiu o grupo de dança Espaço Corporal, nome criado pelos alunos, mais tarde substituído por Grupo de Dança da Escola Pepita de Leão. A EMEF Pepita de Leão é uma das escolas com o espaço disponibilizado para a EPD onde, antes da pandemia, as aulas ocorriam no turno inverso, ampliando as possibilidades de integralização da Educação. Todos os anos ocorre uma Mostra Cultural chamada Pepita no Palco que reúne a comunidade escolar e apresenta os resultados do trabalho que a escola produz durante todo o ano letivo.

Site: https://sites.google.com/educar.poa.br/emefpepitadeleao/epd 

EMEF  Dep. Victor Issler

Escola Preparatória de Dança

Professora Responsável: 

  • Roberta Silveira Malheiros

O Projeto da Escola Preparatória de Dança (EPD) iniciou em 2014 através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal da Cultura. Tem como objetivo oportunizar a formação continuada e diversificada em dança. Também busca fomentar a preparação básica de um futuro profissional da dança para atuar em diversas áreas como bailarinos, monitores e professores em Cias, escolas especializadas e da própria EPD. Desde 2015, cinco escolas da Rede Municipal de Ensino passam a funcionar como sedes do projeto. Atualmente atende cerca de 300 alunos que tem diariamente aulas de diversas modalidades de dança, entre os quais: Ballet, Contemporâneo, Jazz, Sapateado Americano, Danças Urbanas, Dança Afro e Dança do Ventre. As aulas ocorrem no turno inverso, ampliando as possibilidades de integralização da Educação. 

Instagram:  https://www.instagram.com/epdvictorissler/

EMEF  Heitor Villa Lobos

ORQUESTRA VILLA-LOBOS

Professora Responsável: 

  • CECÍLIA RHEINGANTZ

A Orquestra Villa-Lobos é um programa de educação musical desenvolvido há 28 anos na EMEF Heitor Villa-Lobos e tem por objetivo de promover o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas e socializadoras. As atividades funcionam no contraturno escolar por meio de oficinas a cargo de 20 educadores, em sua maioria formados no próprio programa, em parceria com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis. Atualmente, 150 alunos são atendidos em aulas online. O grupo artístico principal é composto por 40 integrantes. A Orquestra já recebeu dezenas de premiações locais e nacionais na área da educação, cultura e direitos humanos, sendo vencedora das duas últimas edições do Prêmio Açorianos de Música como Melhor Espetáculo do Ano. Realizou mais de 1.200 concertos no Brasil e Mercosul para público superior a 350 mil pessoas.

Instagram:  https://www.youtube.com/channel/UC5-jC5C9-AN2hUYLPGxHuQg Facebook: https://www.facebook.com/orqvillalobos/

EMEI Bairro Cavalhada

PARADA DA LEITURA VIRTUAL

Professoras Responsáveis: 

  • Todos educadores 

Antes da pandemia, todos da escola, crianças e adultos, reuniam-se todas as sextas-feiras para ler e ouvir uma história. Era um momento coletivo para desenvolver o hábito da leitura, de contato com textos literários de diversos gêneros e de estarmos todos juntos. Durante a pandemia, criamos então a “Parada da Leitura Virtual”, uma iniciativa do projeto “Juntos mesmo que distantes”, que também acontecia às sextas-feiras no finalzinho da tarde, via Meet, para a manutenção dos vínculos e como mais um momento de encontro. Um encontro cultural com interação, diversão e amor pelos livros!

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=uBrQVzZGvf8&list=PLOh9Qx7QoMMiqWiLckVMEsxmIDE9YtKCQ

EMEI PROF. ELYSEU PAGLIOLI

Banda “Malucos Beleza"

Professora Responsável: 

  • Eliana Correa

EMEF José Loureiro da Silva

Escola Preparatória de Dança

Professoras Responsáveis: 

  • Debora  Munhoz Leal  Vieira 

  • Isabel Costa Willadino

EPD LOUREIRO

 

A dança na EMEF José Loureiro da Silva iniciou com o “Projeto Dança Criança”, que foi criado em 1984 pela professora de educação física e ballet Maria Celeste Spolaor Etges (Leta Etges). Desde então, a comunidade escolar passou a respirar a arte da dança. Em 2009, estando prestes a aposentar-se, Leta Etges preocupada com a manutenção, continuidade e ampliação da proposta, empenhou-se na criação do Centro Municipal de Educação em Dança (CMED), publicado no Diário Oficial de 15 de fevereiro de 2008, chamando para completar  a equipe professores de outras linguagens em dança, ampliando o projeto para além da técnica clássica.  Em 2014 a escola sediu o projeto piloto da Escola Preparatória de Dança (EPD), idealizado por Airton Tomazzoni, Débora Leal e Nara Mello,que fazia parte do projeto da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, que estava sendo criada naquele momento. Em 2015 o projeto  EPD foi ampliado para 6 escolas da rede. No mesmo ano, ampliando o atendimento na EPD LOUREIRO, passou a integrá-la a professora Isabel Willadino junto a Débora Leal.  Em  janeiro de 2017 foi sancionada a lei Nº 12.202, que instituiu a Cia Municipal de Danca, trazendo também a regulamentação da Cia Jovem de Dança e das Escolas Preparatórias, sendo o respaldo da legalidade, alicerçando a legitimidade desses 3 anos de projeto piloto que mostraram a demanda e potência de nossa cidade para a profissionalização da dança, bem como para garantir o acesso gratuito a arte da dança na escola, valorizando as suas multilinguagens e contribuindo para a formação de sujeitos mais sensíveis, atuantes e criativos. No ano de 2018 o Instituto Sociocultural AFROSUL/ODOMODÊ passou a desenvolver atividades nas EPDs, complementando as linguagens oferecidas, no sentido de garantir que o cotidiano da formação em dança seja composto de multilinguagens, estudando balé, jazz, danças populares, étnicas, urbanas, sapateado americano entre outros, compondo assim uma significativa proposta pedagógica continuada em dança.

Atualmente na EMEF José Loureiro, frente ao desafio de trabalhar a dança em tempos de pandemia, seguem na coordenação do trabalho as professoras Débora Leal e Isabel Willadino.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTT9TfkFfGG32GDEED_ahAQ

 

https://youtu.be/4vEA5uFzZJ8

 

https://youtu.be/oaskmE032Pg

 

https://youtu.be/DIt_6AS5T98

 

https://youtu.be/4J4YTFR7zEg

 

https://youtu.be/8zI6JEObGkc

bottom of page